Desde terça-feira (11/4), o Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Matos (Casa Amarela), conta com a exposição “Vestígios”, da artista Nivia Martins. Em quadros de grandes formatos, ela traz a pintura abstrata para o público, influenciada, principalmente, por experiências pessoais. A exposição, contemplada pelo edital Movimenta Galerias, fica no local até o dia 11 de junho e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
“Vestígios” foi uma exposição criada a partir de lembranças antigas. “Há alguns anos minha residência foi assaltada e as fotos que decoravam a casa foram encontradas espalhadas, no chão molhado, o que expôs imagens deturpadas, inclusive danificadas. É um fragmento de memória que trago para as telas, por meio da pintura abstrata”, destacou a artista.
Dessa forma, a partir de fotografias de família que foram prejudicadas pela água e pelo mofo, a artista Nívia Martins buscou ressignificá-las, incorporando, em sua pintura, estes rastros acidentais. “A fluidez e a imprecisão do acaso fazem revelar, na artista, gestos vitais que buscam sensações, transformando uma obra de perda, em uma obra de descoberta”, destacou a professora e doutora em Artes Visuais, Christiana Quady, em um dos informativos presentes à exposição.
A artista
Com trabalhos diversificados, Nivia Martins trabalha técnicas por meio da aquarela, xilogravura, serigrafia, também ministra aulas em seu ateliê, no bairro Eldorado. Há mais de 20 anos, a artista lida com a arte, comercializando seus trabalhos no próprio ateliê, em feiras e por redes sociais.
Formada em artes visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nivia convive diariamente com outros artistas na família. A filha Nivia Roberta, 28, é artista visual, assim como seu filho, Rodrigo Sérgio. Seu marido, Sérgio, trabalha com ela e sua outra filha, Bárbara Antônia, é influenciadora digital, com mais de 130 mil seguidores.
Desde que se formou, Nivia se viu em um universo de possibilidades, incorporando, aos poucos, outras formas de criar em sua produção. A mostra "Vestígios" faz parte disso e faz uma pesquisa por novos conceitos e soluções formais, produzindo pinturas acrílicas em tela grande, com derivações de um processo afetivo iniciado com a deterioração de fotografias pessoais. A combinação de soluções técnicas com o "acaso e o automatismo" resultou em obras impactantes e instigantes.
Serviço
Exposição “Vestígios” – Nivia Martins
Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Matos (Casa Amarela) – rua Dr. Cassiano, 120.
Visitação: 11/4 a 11/6 - segunda a sexta-feira - das 9h às 17h
Clique aqui e confira a galeria de fotos.